O Movimento ATD (Ação de Todos pela Dignidade) Quarto Mundo no Brasil

O Movimento ATD (Ação de Todos pela Dignidade) Quarto Mundo está presente há alguns anos no Brasil através de pessoas e associações que diariamente buscam novos caminhos para combater a miséria. Em 2007 um grupo de amigos e aliados se uniu para formar uma Associação dos Amigos ATD Quarto Mundo que além de apoiar o Movimento no país, desenvolve diversas atividades na Comunidade do Caxambu, Petrópolis. Entre estas atividades, está uma biblioteca de rua com muitos livros, contos, brincadeiras, música e arte.

Desde junho de 2012, uma equipe de voluntários está instalada no país. No centro de nossas ações está o protagonismo de pessoas excluídas, portadoras de grande inteligência para mudar não apenas a situação da sua própria família, mas do povo quarto mundo. Para construirmos um mundo sem miséria, acreditamos que é preciso unir diferentes experiências, conhecimentos e criar coletivamente os caminhos que apontam para uma sociedade justa e fraterna. Por isso todos são parte desta corrente, seja no nivel profissional, intelectual ou vivencial.

No cenário internancional, o Brasil é um dos países que participam da avaliação dos Objetivos do Milênio para o Desenvolvimento e realiza este estudo com três instituições parceiras: Brasil pela Dignidade, Raízes em Movimento e Verdejar Socioambiental.

Recentemente, o Brasil foi um dos países que aprovou os princípios orientadores no Conselho de Direitos Humanos da ONU, que marca um grande avanço para os movimentos sociais e para as políticas públicas locais.

Há diversas pessoas espalhadas pelo país que estão em contato com outras redes animadas pelo Movimento ATD Quarto Mundo, como o Fórum por um Mundo sem Miséria e o Tapori. O Brasil também está responsável pelas traduções em português da Carta Tapori.

Para colaborar ou conhecer mais, escreva para a gente!