A Delegação do Movimento na União Europeia

A Delegação junto da União Europeia

No dia 30 de Junho de 1987, a Comunidade Europeia festejava o seu trigésimo aniversário. Tendo sido convidado para dizer algumas palavras durante a comemoração feita em Bruxelas, Joseph Wresinski tinha então lançado o seguinte apelo: «Caros amigos aqui presentes, deixo a cada um de vós esta pergunta: Estarei eu verdadeiramente a construir uma Europa para todos os europeus? Aquilo que eu faço, aquilo que eu digo, aquilo que eu proponho, permitirá a criação de uma Europa na qual os mais pobres serão enfim libertos? Aquilo que eu estou agora a fazer permitirá o nascimento de uma Europa dos Direitos Humanos?»

Há quanto tempo existe a delegação?

A partir do Outono de 1972, o fundador do Movimento ATD Quarto Mundo, Joseph Wresinski, começou a estabelecer contactos com a Comissão Europeia, junto da qual foi criada ulteriormente uma delegação. Em 1980, pouco depois da sua eleição por sufrágio universal, constituiu-se, no seio do Parlamento Europeu, o Comité Quarto Mundo->article 106] que funciona atualmente no âmbito do dispositivo dos Inter-grupos. Enfim, em colaboração com o Comité Económico e Social, o Movimento tem vindo a organizar de dois em dois anos, a partir de 1989, as Universidades Populares Europeias Quarto Mundo, que são pontos de encontro e de intercâmbio entre pessoas vivendo na pobreza e responsáveis europeus.

Quais são as atividades realizadas pela delegação?

1. Para que os representantes e funcionários europeus possam partilhar o seu empenhamento e refletir sobre as populações mais pobres no âmbito do processo de integração europeia existe:

  • O” Círculo de Reflexão Joseph Wresinski ” que se reúne quatro vezes por ano para confrontar as experiências dos participantes com a filosofia do fundador, através de um tema ligado às tendências ou aos acontecimentos mais recentes.
  • ” A Associação de Solidariedade Quarto Mundo ” que é na sua maioria constituída por representantes e funcionários europeus que se reúnem regularmente para falarem sobre o seu empenhamento ao lado dos mais pobres, na Europa.
  • O Comité Quarto Mundo ” que é um Inter-grupo do Parlamento Europeu. Foi criado em 1980 para que os membros do Parlamento Europeu nele pudessem fazer entrar as necessidades das pessoas vivendo em grande pobreza, e isto apesar de trabalharem.
  • Uma Laje comemorativa que foi instalada no dia 29 de Maio de 2002 em frente do Parlamento Europeu.

2. Para que os representantes da União Europeia possam reconhecer o contributo das populações mais pobres para a construção da Europa, o Movimento ATD está presente:

  • Através da participação nas reuniões e na elaboração de documentos que sublinham esse contributo e realçam as propostas das populações que vivem na pobreza.
  • Através da preparação de reuniões de delegações de pessoas vivendo na pobreza com os representantes europeus, a fim de proporcionar encontros diretos entre esses dois grupos que raramente têm a possibilidade de agir e refletir juntos.
  • E através das Universidades Populares Europeias “Quarto Mundo”, organizadas de dois em dois anos, que são momentos de encontro privilegiados entre as pessoas vivendo na pobreza e os representantes europeus.

3. Foram igualmente lançadas várias ações de caráter político, com o objetivo de fazer avançar a União Europeia na luta contra a pobreza em parceria com as populações mais pobres:

  • Através de uma relação de trabalho permanente com os diferentes Comités do Parlamento Europeu e com as Direções Gerais da Comissão.
  • Trabalhando em parceria com outras ONG a nível europeu, como por exemplo com os membros ativos da Rede Europeia Anti-Pobreza, da Plataforma Europeia das ONG Sociais e do Fórum Permanente da Sociedade Civil.
  • Elegendo campos de ação prioritários. No ano passado, o Movimento ATD Quarto Mundo implicou-se a fundo nos trabalhos relativos à Convenção. As prioridades atuais englobam nomeadamente: o acesso aos direitos fundamentais, a Estratégia Europeia em vista da Inclusão Social, a intensificação da luta contra a pobreza no âmbito das estratégias de desenvolvimento durável, o apoio prestado às famílias, os serviços de interesse geral e o diálogo civil.