Opções de base

Do Movimento ATD Quarto Mundo

O facto de haver, em todas as sociedades, um Quarto Mundo (pessoas, famílias ou grupos), que se encontra na impossibilidade de manifestar este valor aos olhos dos outros, prova que nem tobos têm à sua disposição os mesmos meios para poderem utilizar tal valor como fonte de energia, como ponto de partida para o seu próprio desenvolvimento, sendo o desenvolvimento de cada um, como indivíduo e como grupo, a razão que justifica todos os seus direitos enquanto ser humano.

Todo o homen, toda a mulher, traz em si um valor fundamental que constitui a sua dignidade de ser humano. Seja qual for o seu modo de vida, o seu pensamento, a sua situação social ou económica, a sua origem étnica ou racial, todo o ser humano guarda intacto este valor essencial que o situa de imediato na posição que define o ser humano como tal. Este valor fundamental dá a cada um o mesmo direito inalienável de agir livremente para o seu próprio bem e para o bem dos outros.

Uma sociedade fundada sobre esta convicção e que faça sua esta análise, dará necessariamente prioridade, em todas as circunstâncias, às minorias mais desfavorecidas. Os interesses dos mais desfavorecidos passarão a ser os primeiros e os melhor servidos, a fim de beneficiarem, em pé de igualdade, das mesmas oportunidades que os outros para se realizarem inteiramente como pessoas, defenderem a sua autonomia e participarem na vida da sociedade.

Ao serem o fermento de transformação de toda a sociedade, as minorias mais desfavorecidas, tornar-se-ão os peritos indispensaveis de todos os nossos projectos de civilização e a sua promoção servirá de medida na avaliação do nosso progresso em direcção a uma sociedade realmente justa.

O Movimento ATD Quarto Mundo optou por um projecto de civilização e, por conseguinte, de sociedade que implica uma mudança total das nossas prioridades, a adaptação de todos os meios ao nosso dispor em proveito do Quarto Mundo e, em particular, dos seus membros mais desfavorecidos.

A realização deste projecto repousa sobre um voluntariado militante que procura partilhar com o Quarto Mundo os meios mais afinados de acesso à palavra e à cultura. Este voluntariado visa o duplo objectivo de permitir aos homens e mulheres do Quarto Mundo o desenvolvimento de todas as suas potencialidadese e de se tornarem, por sua vez, militantes pelos direitos dos mais desfavorecidos. Assim assumirão plenamente o seu papel de construtores de sociedade.