Haiti: juntos agora e sempre

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010

Caros amigos,

Mais uma vez, o Haiti foi atingido na sua caminhada para o futuro. Conhecemos este povo que deveria ser uma bússola para o mundo. A sua coragem, a sua sabedoria, a sua fraternidade são mais fortes que a miséria e as catástrofes que sobre ele se abatem e o aprisionam.

Hoje, numerosas são as pessoas que nos perguntam o que podem fazer mais do que estar ligados de coração e espírito com o Haiti.

O Movimento ATD Quarto Mundo está presente no país desde 1981, empenhado ao lado das famílias, das suas comunidades através das suas crianças, dos bairros da cidade, e dos parceiros locais, para ganhar, em conjunto, o acesso ao saber, à saúde, à formação para todos e criar espaços de mobilização com pessoas de todos os horizontes para recusar a miséria.

Só na tarde de quinta feira tivemos, finalmente, notícias dos nove membros da nossa equipa em Port au Prince e de alguns amigos do Movimento ATD Quarto Mundo. A equipa não desiste de tentar ir ao encontro das pessoas e das famílias mais isoladas, algumas das quais duramente atingidas. Os bairros de Port au Prince onde vivem estas famílias, a equipa de voluntários e uma grande parte dos nossos amigos, estão muito próximos do epicentro do sismo.

Face a esta catástrofe, somos levados a reforçar a nossa equipa de voluntários- permanentes em todas as suas ações ao lado de centenas de famílias extremamente pobres e das suas comunidades. Estas famílias são, no dia a dia, agentes de solidariedade apesar dos repetidos dramas que viveram nestes últimos anos. É com elas, com a equipa, com os outros membros do Movimento e em ligação com os esforços do país, que nós definiremos as urgências e lhes responderemos em permanência.

Várias vezes, na nossa história, partilhámos com as famílias a provação das catástrofes, como nas Honduras, em Nova Orleães, na ilha de Reunião, no Burkina Fasso, nas Filipinas… É por isso que convidamos, todos os que puderem, a apoiar financeiramente os socorros que estão a ser providenciados em grande escala como o encaminhamento de alimentos e água, a reconstrução dos hospitais e dos meios de comunicação…

Convidamos, também, à doação de uma oferta especial para apoiar o Movimento ATD Quarto Mundo no Haiti. Este, pela sua presença permanente, apoia-se nos laços de conhecimento, de confiança mútuos, para apoiar os esforços das famílias na procura dos seus, para encontrar o caminho para os lugares de acolhimento e de prestação de cuidados, para se juntarem de modo a que ninguém fique só face ao luto, para refazer espaços de encontro, para se mobilizarem com os jovens em estaleiros de solidariedade e de reconstrução nos seus bairros, para retomar as actividades culturais, as pré-escolas com as suas crianças mais pequenas.

Quando tudo desaba, a presença e a fidelidade são essenciais para que aqueles que vivem as situações de miséria mais extrema não sejam abandonados à sua sorte, mas estejam no centro da reconstrução do país e do seu futuro. É nesta perspectiva de um compromisso a longo prazo que o Movimento ATD Quarto Mundo investirá o dinheiro recolhido na solidariedade com o Haiti.

Que todos os que podem se mobilizem no seio do seu bairro, da sua aldeia, da sua comunidade ou da sua escola para inventar em conjunto os gestos de solidariedade agora e sempre.

Eugen Brand Diretor General