As bibliotecas de rua e as bibliotecas no campo

Levar belos livros até aos lugares onde vivem as crianças pobres e suas famílias, levantando assim verdadeiros marcos culturais no coração dos bairros mas mal afamados, das favelas e bairros de lata, dos lugares de miséria mais rejeitados pelo resto da sociedade: as bibliotecas de rua e as bibliotecas no campo constituem momentos e espaços extraordinários de partilha de saberes e de conhecimentos.

As bibliotecas de rua e as bibliotecas no campo instalam-se nos lugares onde vivem crianças de famílias extremamente desfavorecidas: ao pé das escadas dum edifício degradado; num baldio, em frente dum barraco de um bairro de lata; no meio dum campo, perto duma casinha isolada e habitada por uma família pobríssima em meio rural. As bibliotecas de rua permitem estabelecer laços de amizade entre as crianças pobres e suas famílias e uma sociedade que as rejeita.

En PologneAs crianças descobrem nessas bibliotecas o prazer da leitura, o prazer de contar e de inventar histórias, de desenvolver dotes de criação artística, de comunicar com outras crianças por correio postal ou pela Internet (quando isso é possível). É assim que elas realizam uma partilha de saberes e que contribuem para construir um mundo onde há mais paz e mais amizade.

E é assim que ATD Quarto Mundo procura estabelecer contatos com crianças e famílias afastadas dos canais que normalmente veiculam a cultura, que estão muitas vezes em situação de fracasso escolar ou que não podem frequentar a escola com regularidade, e para as quais a ausência de formação é um fator de exclusão. Cuyo Grande - Peru

As bibliotecas de rua ou as bibliotecas no campo não substituem a escola, que é responsável pela instrução das crianças. Mas elas são um apoio precioso para os professores e para os pais, graças à abertura que elas proporcionam aos filhos de famílias muito pobres e que lhes dá acesso ao universo da leitura e da cultura.

Estudantes, trabalhadores jovens, mães de família, aposentados, muitas são as pessoas que consagram um certo tempo, cada semana, para irem partilhar aquilo que sabem, a sua paixão pelos livros e pela leitura, nas bibliotecas de rua e nas bibliotecas no campo. E este empenhamento faz com que elas descubram, paralelamente, a sede de aprender das crianças que encontram e a coragem de seus pais.