As Universidades Populares Europeias “Quarto Mundo”

O que são as Universidades Populares “Quarto Mundo”?

As Universidades Populares “Quarto Mundo” foram fundadas em 1972 por Joseph Wresinski. Nelas se reúnem pessoas de uma grande pobreza e outras do mundo dos mais favorecidos. Reúnem-se para tratar de um dado tema, geralmente uma vez por mês, a nível regional, em vários países europeus. Um trabalho preparatório é previamente realizado em pequenos grupos, a nível local, para facilitar a análise daquilo que foi vivido pelos membros, a reflexão e as intervenções orais. Estas Universidades Populares constituem espaços de diálogo entre o Quarto Mundo e o resto da sociedade, espaços de liberdade onde a palavra dos mais pobres é acolhida e ouvida com um grande respeito; neles se reconhece a competência das pessoas do Quarto Mundo, e essa competência é enriquecida pelos conhecimentos e pelas experiências dos demais que, por sua vez, beneficiam de tudo o que o Quarto Mundo lhes traz. Nestas Universidades Populares, são partilhados os empenhamentos recíprocos que tentam destruir a miséria.

As sessões europeias das Universidades Populares “Quarto Mundo”

A partir de 1989, as Universidades Populares “Quarto Mundo” têm-se vindo a reunir de dois em dois anos, sob o patrocínio do Comité Económico e Social Europeu. É com efeito indispensável que os mais pobres possam trocar ideias a partir das suas experiências locais, regionais e nacionais, e que possam confrontar o essencial desse intercâmbio com as perspectivas europeias. Estas sessões possibilitam a abordagem de um tema comum em todas as Universidades Populares “Quarto Mundo”, que é igualmente proposto a responsáveis, a funcionários e a associações que trabalham com as instituições comunitárias europeias.

Quem participa nestas sessões?

  • Representantes das Universidades Populares “Quarto Mundo” de vários países europeus
  • Delegados de associações amigas
  • Sindicalistas
  • Representantes de ONG (Organizações Não Governamentais)
  • Representantes dos governos e administrações dos Estados membros
  • Membros e funcionários da Comissão Europeia, do Comité Económico e Social, do Comité das Regiões e do Parlamento Europeu.

Temas já tratados

1989 – O rendimento mínimo garantido
1990 – Os mais pobres, parceiros da construção europeia
1993 – A recusa da miséria: uma nova cidadania
1995 – A cultura e a atividade humana para recusar a miséria
1997 – Todas as mãos são úteis para construir a Terra
1999 – Todos somos agentes dos direitos humanos
2001 – Os pais, principais parceiros da construção do futuro dos filhos: um objetivo para uma Europa de todos. 2004 – Agentes unidos de uma Europa que respeite a dignidade de todos (Encontro de Varsóvia)
2008 – Marseille: A inclusão activa

As atas das sessões das Universidades Populares Europeias podem ser obtidas no endereço seguinte:
Mouvement International ATD Quart Monde
Délégation auprès de l’UE
12, avenue Victor Jacobs
B-1040 Bruxelles
Bélgica
Telefone : 00 32 2 647 99 00 – Fax : 00 32 2 640 73 84
E-mail:
Ver igualmente: