“Bebês Bem-vindos”faz as crianças crescerem com o envolvimento dos pais

“Na “Bebês Bem-Vindos” não nos ajudam com um saco de arroz e um de açúcar. Encontrei a força para continuar vivendo pela maneira como fui acolhida.”
Em Port-au-Prince, ATD Quarto Mundo abre suas portas todas as semanas para uma atividade comunitária que reúne crianças de 0 a 3 anos e seus pais. Esta atividade acompanha as crianças em seu desenvolvimento psicomotor, sanitário, nutricional e afetivo com uma atenção particular para aquelas que têm mais dificuldades de desenvolvimento.
« Antes de participar de “Bebês Bem-vindos”, eu ficava fechada em casa com meu filho doente. Quando me integrei às atividades, não me sentia muito à vontade. Mas pouco a pouco, encontrei meu espaço. Várias coisas me deram força: ver as crianças brincar juntas sem brigar, aprender muitas coisas sobre a saúde, ter acesso a cuidados para meus filhos, escutar outros pais compartilhando suas preocupações. Quando eles dizem que não têm uma casa, eu digo a mim mesma que apesar de tudo tenho sorte em ter uma, mesmo que o telhado esteja furado. Tudo isso vale muito mais que o dinheiro”
O testemunho desta mãe ilustra bem os objetivos de “Bebês Bem-vindos” que priorizam o desenvolvimento integral da criança se apoiando na competência dos pais em uma dinâmica comunitária.

Encorajar o despertar das crianças

Os pais e seus filhos são acolhidos num espaço com colchonetes onde estão dispostos brinquedos variados e coloridos adaptados à idade das crianças. As animadoras estão lá para acompanhar as crianças e seus pais em seus aprendizados.
Elas seguem o ritmo das crianças, estas com habilidades diferentes. Encorajam as crianças e seus pais a utilizar o material disponível (espelho, móbiles, cubos, quebra-cabeças, livrinhos de pano, carrinhos de empurrar…)
O estado nutricional da criança e seu desenvolvimento psicomotor estando intimamente ligados, diante de uma criança sofrendo de má nutrição, além da ajuda nutricional, é dada uma atenção particular à estimulação precoce.
Na prevenção da saúde, o grupo parte da experiência dos pais. Por exemplo, para alimentação, dão exemplos de refeições a baixo custo. Em seguida, animadoras e pais procuram juntos a que categorias de alimentos os ingredientes pertencem, sabendo que é conveniente que as refeições sejam equilibradas. São então propostas receitas fáceis que os pais podem colocar em prática ao chegar em casa. Uma das mães participantes nos dizia: “O mais velho dos meus filhos era um bebezinho muito pequeno e com ele eu corri os hospitais. Ele não conseguia ganhar peso. Eu vim a “ Bebês Bem-vindos”. As animadoras mostraram a meu filho como brincar e por outro lado, eu recebi muitas informações sobre a maneira de preparar a comida. Meu filho começou a ganhar peso.

Na « Bebês Bem-vindos », os pais que frequentam a atividade vêm de bairros diferentes considerados sempre como zonas de absoluta ausência de direitos. A maioria das famílias vive em condições muito precárias. A atividade acontece em um local nas proximidades desses bairros. A equipe se apoia nos laços de confiança criados para ficar perto das famílias durante a semana e visitá-las nas seguintes situações: antes das inscrições para as que desejam participar da atividade, no caso de ausência prolongada das crianças, quando uma família atravessa um período difícil ou quando uma criança não vai muito bem. Essas visitas têm tanta importância para as animadoras como para as famílias que ficam sempre felizes em acolhê-las em suas casas, ainda mais que são quase sempre mal consideradas no bairro.

« Minha segunda filha era uma criança doentinha. Muito magra e não andava. Na vizinhança, todo mundo a chamava: “a aleijada”. Mas com “Bebês Bem-vindos”, não perdi a batalha. Não me desesperei porque me ajudaram a cuidar da minha filha. Os vizinhos perceberam que minha filha começava a se desenvolver, que sua aparência mudava. Eles ficaram surpresos e não me humilharam mais.”
« Dei a luz a minha terceira filha com 7 meses de gravidez. Estava desesperada vendo minha filha tão pequenininha. Seu pai não tinha nem coragem de pegá-la em seus braços. Duas pessoas da ATD Quarto Mundo nos visitaram. Fui amparada e minha filha se abriu para a vida. Encontrei coragem no meio de outros pais, vendo crianças que desenvolvem seu espírito sendo estimuladas.”

Bebês Bem-vindos é um espaço de liberdade e de formação onde pais e animadoras se esforçam juntos para fazer crescer as crianças em particular aquelas das famílias que vivem em situações de vida difícil.