Trabalhar e Aprender juntos : outra economia é possível

« Trabalhar e Aprender Juntos – Guatemala » (TAJ) é uma oficina de criação artesanal a partir de papel reciclado. O projeto, desenvolvido pela ATD Quarto Mundo na Guatemala desde 2009, nasceu da vontade de procurar uma resposta coletiva para a preocupação crescente das famílias mais pobres diante da alta do custo de vida e das despesas ligadas à educação, saúde, moradia, etc… Neste contexto, ATD Quarto Mundo começou um projeto piloto que permite gerar rendas alternativas para sustentar a economia familiar e abrir um espaço de reflexão coletiva sobre os modelos econômicos predominantes e a procura de alternativas possíveis.

Desde sua criação, cerca de 25 pessoas em situação de extrema pobreza participaram do projeto, formando-se como artesãos, produzindo e vendendo seus produtos com um espírito de solidariedade mútua e comércio justo. Os artesãos, na maioria mulheres, participaram desde o início na concepção do projeto e continuam a participar de sua evolução graças a avaliações regulares. O conhecimento do trabalho e das condições de aprendizagem estão no coração deste projeto que questiona a economia baseada na competição entre as pessoas.

“Na oficina, dedico meu tempo a cada um, encorajando-os e mostrando que são capazes. Levo minha amizade e me coloco a serviço de todos.” Maritza Orozco, artesã de TAJ

Ao lado dos artesãos, voluntários permanentes da ATD Quarto Mundo e jovens desenhistas profissionais acompanham o atelier levando seus conhecimentos técnicos e humanos para viabilizar um projeto econômico ao mesmo tempo solidário e de qualidade.

TAJ, assim como outras iniciativas econômicas da ATD Quarto Mundo em outros países (França, Madagascar), procura permanentemente criar condições de solidariedade e de aprendizado mútuo. Estes princípios noeteiam todos os aspectos do atelier: horários, métodos de aprendizagem, acompanhamento dos novos artesãos, a partilha dos lucros das vendas, etc…

“TAJ foi e continua a ser para mim um lugar onde cresci e me desenvolvi aprendendo muitas coisas: aprendi a me valorizar, a valorizar os outros, a ser solidária, mais humana, a me relacionar com os outros e a me expressar livremente. Foi minha escola e me deu força para viver.”Glendy Rosales, artesã de TAJ.”

“No início foi difícil porque era tímido, não sabia se iriam prestar atenção em mim. Agora, posso dar minha opinião. TAJ ajudou no meu trabalho atual. Sou capaz de dizer aos meus companheiros que devemos fazer as coisas juntos.” Mynor López, antigo artesão de TAJ
FILME

Além da criação artesanal, os artesãos participam de outras ações da ATD Quarto Mundo na Guatemala: os “sábados do saber”, as saídas familiares, o dia mundial de repúdio à miséria… Estes espaços de convívio e de reflexão são um elo da TAJ com a luta contra a miséria que, além de enfrentar as dificuldades do dia a dia, procura criar condições de um futuro melhor para todos. Dessa maneira os artesãos participam regularmente de momentos de reflexão ligados à programação da ATD Quarto Mundo para 2013-2018 que foi definida como segunda prioridade de ação “promover uma economia que respeite as pessoas e a terra.” TAJ se associa igualmente a outras iniciativas da Guatemala que têm como objetivo favorecer um comércio justo entre as pessoas e os países.