O Comité Quarto Mundo

Objetivos

  • Introduzir as preocupações das populações vivendo numa situação de pobreza nos trabalhos do Parlamento Europeu.
  • Mobilizar energias para fazer da luta contra a pobreza uma prioridade.
  • Analisar os dossiers, projetos e propostas, à luz da experiência dos mais pobres.

Meios de ação
Propor correções para os projetos em curso; lançar resoluções; fazer perguntas por escrito à Comissão; adotar tomadas de posição; publicar comunicados para a imprensa, sensibilizar a opinião através de encontros informais e de discussões temáticas com as pessoas que trabalham com os mais pobres.

As grandes orientações
O inter-grupo do Parlamento Europeu considera a pobreza como uma violação dos direitos fundamentais e da dignidade humana.
Ele deseja promover uma abordagem global e integrada da luta contra a pobreza (integração da luta contra a pobreza nas diversas ações políticas da EU: trabalho, saúde, proteção social, educação, juventude, cultura, União Económica e Monetária, o Euro, o orçamento, a livre circulação…)
O inter-grupo baseia-se na vontade de se apoiar numa parceria com os mais pobres (participação dos mais pobres e das organizações que os representam).

Temas prioritários da última legislatura A Estratégia Europeia para uma Inclusão Social; a Carta dos Direitos Fundamentais; a Convenção sobre o Futuro da Europa e o projeto de Tratado Constitucional; o alargamento da EU; o desenvolvimento durável; os serviços de interesse público; a pobreza dos jovens e das crianças; o dia 17 de Outubro – Dia Mundial da Recusa da Miséria.

Alguns exemplos de interpelações e de tomadas de posição
Carta aberta à Convenção encarregada da elaboração da Carta dos Direitos Fundamentais para que os direitos sociais nela figurassem e para que ela tivesse um caráter executório.
Diversas interpelações exigindo uma estratégia e objetivos de luta contra a pobreza e a exclusão social.
Apelo ao Conselho Europeu de Göteborg para que a erradicação da pobreza fosse considerada como um elemento essencial do desenvolvimento durável.
Apelo à Convenção sobre o Futuro da Europa para que ficasse bem claro que a erradicação da pobreza seria considerada como um objetivo prioritário no futuro Tratado Constitucional.

El Inter-grupo escribió al Presitente de la UE una carta abierta para pedirle que la lucha contra la pobreza sea prioritaria en la UE Direção do Comité em 2005
Presidente
M. Iñigo Mendez de Vigo Montojo (PPE-DE, Espanha)
Vice-presidentes
Mme Martine Roure (PSE, França), M. Bronislaw Geremek (ALDE, Polónia), Mme Jean Lambert (Verts/ALE, Reino Unido) et Mme Ilda Figueiredo (GUE/NGL, Portugal).